A transformação digital é uma questão de sobrevivência para as empresas – Indústria. Atualmente, estamos a atravessar uma fase denominada Indústria 4.0, baseada na integração entre sistemas físicos e digitais.
Que depende de variáveis como Edge Computing, IoT e da capacidade de aliar tecnologia a uma cultura de inovação.
A Indústria 4.0 significa a conectividade total entre os equipamentos e materiais que integram os processos produtivos.
Desta forma, agregam métodos de produção às tecnologias de informação e comunicação.
Esta fusão, gerida por tecnologias IoT permite a criação de redes de informação e controlo, desta forma, promove a informação em tempo real, o que irá resultar em aumentos de automação de ações.
Em Janeiro de 2017, a COTEC celebrou ” um protocolo de colaboração com o Governo português cujo âmbito inclui, entre outras atividades, a monitorização e acompanhamento do Programa ‘Indústria 4.0’.
Os objetivos são acelerar a incorporação dos conceitos e da prática da Indústria 4.0 nas empresas, dar visibilidade internacional ao sector das empresas portuguesas que têm tecnologias para este efeito.
E assim, promover o país como localização competitiva para o investimento em projetos de inovação.
(fonte:cotecportugal.pt)
No futuro, a indústria – desde operadores a pessoal administrativo -, irá depender do design, manutenção e operação dos sistemas e da maquinaria inteligente que executam as tarefas.
O nível de competências exigido será completamente diferente.
Não apenas a nível digital, como também, a nível das competências relacionadas com o empreendedorismo, liderança e de engenharia.