Os ladrões estão a ficar cada vez mais sofisticados e o mais recente esquema é a mudança dos detalhes da conta bancária.
Seja um particular ou uma empresa, poderá estar vulnerável a este esquema.
Ao atacarem a sua conta de e-mail, eles interceptam e redirecionam emails com faturas.
Em seguida, alteram os detalhes da conta bancária e você o fazer o pagamento, paga para a conta errada.
Como é que eles fazem isso?
Geralmente obtêm o seu nome de utilizador e respetiva password, através e-mails de phishing, em seguida, atacam a sua conta de e-mail pessoal ou empresarial.
Eles procuram e monitorizam a sua conta de e-mail em busca de uma oportunidade para interceptar uma fatura.
Por exemplo, se você compra mercadorias e aguarda uma fatura por e-mail, ou, se sua empresa envia faturas por e-mail.
Interceptam um desses e-mails, alteram os dados bancários na fatura e enviam para pagamento.
Em muitos casos, eles usam spoofing para tornar o endereço de e-mail confiável e fidedigno.
O spoofing altera uma letra ou o domínio do endereço de e-mail para este que pareça legítimo.
Exemplos:
james.ryanabcd@hotmail.com (verdadeiro) jamesryanabcd@hotmail.com (falso)
liz.smythabcd@stantons.com (verdadeiro) liz.smythabcd@stantonz.com (falso)
O destinatário paga a fatura pensando que vem de uma fonte legítima.
Quando, na verdade, o dinheiro é pago para a conta do ladrão!
Quais são as consequências?
Este tipo de fraude pode levar a relações comerciais tensas, uma vez que nenhuma das partes considera que é responsável pela fraude.
Poderá levar a uma perda de fundos que e pode levar muito tempo para resolver caso haja implicações legais.
Não seja uma vítima.
Aqui estão algumas dicas para ajudar a evitar esta fraude:
Se está a efetuar qualquer negócio, poderá antecipar este tipo de ataque.
Deixe os clientes atuais e novos saberem que seus dados bancários nunca serão alterados.
Se eles receberem alguma correspondência a anunciar uma alteração nos dados bancários, aconselhe-os a contacta-lo e verificar diretamente consigo os seus dados bancários antes de pagar.
Poderá também, optar por deixar seus dados bancários fora da suas faturas e ligar com os clientes para fornecer essas informações.
Não enviar por email dados bancários e valores a transferir.
Estas simples precauções podem garantir que sua empresa não seja vítima da fraudes nos detalhes da conta bancária.